Administra a vida financeira é essencial para qualquer pessoa, do contrário nossa vida seria um caos contraindo mais despesas do que realmente podemos arcar consequentemente acumulando dívidas. Por isso decidi criar esse tutorial com o objetivo de ensinar a criar uma planilha de orçamento domestico utilizando um aplicativo bastante conhecido (Microsoft Excel 2010). Será necessário atenção e paciência na hora de elaborar a planilha e aplicar as funções.

Vou disponibilizar o link para download da planilha de orçamento que criei.
No final do tutorial sua planilha de orçamento ficará assim:
Essa é a mesma planilha que está disponível para download, você pode baixar clicando na imagem acima. Para criar uma planilha similar leia os passos com atenção.
Clique na imagem para expandi-la
1º passo: Abra o Excel e comece inserido os dados na tabela, somente depois vamos estrutura-la com bordas para organiza-la. Comece inserindo o título da tabela que você está criando (Orçamento) e na linha abaixo digite os meses do ano.
DICA: para não perder tempo digitando todos os meses, assim que você terminar de digitar JANEIRO clicando na caixinha e arrastando, o Excel automaticamente coloca os meses restantes nas células que for arrastando a caixa, como mostra a imagem acima. Para acionar esse recurso você deve clicar onde a seta aponta >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
(>>>>>>>>Exemplo<<<<<<<)
2º passo: Agora vamos editar a ENTRADA, essa parte da planilha será usada para registrar todo o dinheiro que você ganha a cada mês, na planilha que criei apenas coloquei o salário, aluguel e outros para a entrada de dinheiro.
3º passo: Com a primeira parte da planilha concluída, agora devemos organiza-la: colorindo, padronizando a fonte e alterando o formato como algumas células serão exibidas na planilha. Comece organizando o título da planilha (Orçamento) selecionando as celulas de A1 a M1 e depois clique em Mesclar e Centralizar logo apos escolha uma fonte de texto e aumente o tamanho.
Exemplo: como selecionar as células (imagem 01)
Exemplo: Alterar o tipo e o tamanho da fonte + Mesclar e Centralizar (imagem 02)
4º passo: Agora selecione o título da planilha e os meses do ano e em seguida clique na setinha ao lado direito de bordas e clique em "Todas as Bordas".
Exemplo: Inserindo bordas (imagem 03)
5º passo: Agora precisamos por bordas para deixar organizado, faça o mesmo processo que foi feito com o título e os meses na parte da entrada e depois pinte as células usando a ferramenta "Cor de preenchimento" e "Cor da fonte".
Exemplo: Planilha com as bordas (imagem 04)
OBS: Mescle e Centralize a linha em que se encontra"Entrada" (A4 a M4)
Viu como a planilha ficou mais organizada? Porem podemos melhorar esse visual colorindo a planilha com as ferramentas que apresentei acima (O balde de tinta e a letra A com barra de cor abaixo). Veja como a planilha ficou agora:
Exemplo: Mesclando e centralizando a "Entrada" (imagem 05)
6º passo: Vamos agora formatar as células nessa planilha, observe que atualmente ela esta configurada para modo Geral, selecione as células em que vamos por os valores em dinheiro e clique em contabilização:
Exemplo: Configurando células para contabilização (imagem 06)
7º passo: Nessa etapa vamos estabelecer um espaçamento padronizado entre as células para nossa planilha ficar mais organizada ao preencher os valores, em cada coluna preencha com o valor 10.000 para padronizar o espaçamento e em seguida apague esse valor que você digitou em cada coluna:
Exemplo: Preenchendo as colunas com o mesmo valor para padronizar o espaçamento (imagem 07)
Agora apague esses valores, usamos somente para padronizar o espaçamento entre as células
8º passo: Agora selecione a linha 7 de sua planilha e clique com botão direito do mouse sobre a linha selecionada para acionar o menu e em seguida clique na opção Inserir...
Exemplo: Inserindo uma linha (imagem 08)
Exemplo: Depois de inserir uma linha (imagem 09)
Essa linha que você acabou de inserir na planilha vai ser o Total, por isso renomeie essa célula para Total e na célula acima digite Outros.
9º passo: Nessa etapa vamos começar a estruturar a parte das despesas que temos que arcar a cada mês, aqui você ponhe todas as despesas que tem que custear todo mês, ou seja, será a saída de verba. Repita o processo que fez anteriormente para fazer a tabela das despesas.
Exemplo: Sua planilha ficará assim (imagem 10)
Note que usei a mesma formatação, apenas mudei a cor para não confundir na hora de inserir os dados
10º passo: A tabela está quase pronta, só falta inserir o saldo de cada mês e as funções para que o aplicativo calcule automaticamente assim que os dados forem registrados. Repetindo o mesmo processo, crie a linha a qual será o saldo:
Exemplo: Inserindo o saldo na planilha (imagem 11)
11º passo: Estamos quase terminando a planilha, só falta inserir as funções para automatizar os cálculos. Pra começar insira a função soma na linha 8 (Total) da planilha de Entrada. Se ainda não esta familiarizado com a função soma, clique aqui, tenho certeza que vai esclarecer suas dúvidas sobre a função soma.
Exemplo: Inserindo a função SOMA na planilha de Entrada (imagem 12)
Note que aqui também é possível clicar na caixinha e arrastar para as outras células para inserir automaticamente a função nas células em que estão sendo arrastada
Exemplo: Usando o autopreenchimento no Excel (imagem 13)
Exemplo: Inserindo a função SOMA nas Despesas (imagem 14)
13º passo: Chegou a hora de calcular o saldo, ou seja, vai subtrair o total de cada mês de tudo que você recebe com as despesas mensais, o calculo ficará assim:
Exemplo: Subtraindo o Total na Entrada com a Despesa (imagem 15)
Pronto, a planilha está pronta, foi automatizada, a medida que for preenchendo os dados automaticamente vai calcular o saldo, estarei disponibilizando a planilha que criei no link abaixo:
Espero que este tutorial lhe tenha sido útil.
Se gostou da postagem compartilhe este artigo e comente abaixo.






















Nenhum comentário:
Postar um comentário
É possível usar emoticons nos comentários, use os respectivos símbolos para usa-los.